Enduro e Motocross

São a mesma coisa?

11 outubro 2023

O Motocross

O motocross surgiu praticamente junto à criação da motocicleta, na Inglaterra por volta dos anos 20. Em tantos anos sofreu diversas alterações na maneira como é praticado, mas a essência de manter o contato do homem com a natureza permanece.

É um esporte praticado em pistas e percursos fechados com terrenos bastante acidentados de terra molhada, cheios de buracos e rampas.

Geralmente esse percurso mantém a media de 1,5km, onde até 40 pilotos disputam uma colocação no pódio.


Características do Enduro

O enduro tem uma concepção geral um pouco diferente do motocross. Aqui as motocicletas são mais resistentes e duráveis, tendo em vista que as corridas são mais longas e exigem mais do equipamento.

O percurso nessas competições pode ultrapassar os 200km, passando por terrenos mistos entre terra e asfalto, sendo criado entre trilhas com boa sinalização para que o piloto não precise se preocupar com navegação.

As provas iniciam-se em grupos de pilotos que são separados por alguns minutos para que não haja competição direta entre eles, e sim destaque-se aquele que melhor aproveitar o tempo de prova. Vence aquele que realizar a prova em menor tempo ou de maneira mais regular (dependendo da modalidade).


Principais diferenças

Dentre as principais diferenças que podemos citar no que diz respeito ao motocross e ao enduro as mais significativas são com relação às motos e ao percurso.

No motocross, as motos são mais maleáveis para que possam ser efetuadas manobras, saltos, etc. Já no enduro elas precisam ser mais resistentes para aguentarem os longos trajetos de competição.

As provas de motocross ocorrem em pistas fechadas, geralmente durante a prova os pilotos percorrem o trajeto por diversas vezes consecutivas. Os percursos do enduro são muito mais longos, ultrapassando até mesmo os 200km, com terrenos mistos de terra e asfalto, diferente do motocross em que são apenas de terra.

#motocross
#enduro
#diferença
Mais posts